certificação digital

Dúvidas frequentes sobre certificação digital

Certificação digital, conheça as dúvidas frequentes sobre.

Pessoas que perderam o emprego e que buscam uma formalização recorrem ao MEI, o Microempreendedor Individual, para voltarem ao mercado. Enquadram-se no programa, empreendedores que faturam até R$ 81 mil ao ano e possuem uma série de benefícios, entre eles o CNPJ e o Alvará de Funcionamento.

Com isso, é possível expandir a comercialização ou prestação de serviço, já que poderá ser contratado por Prefeituras, Governos Estaduais e Federal. O MEI também tem acesso a serviços bancários diferenciados e baixo custo mensal com a arrecadação de impostos, como INSS. Outra grande vantagem é a emissão de nota fiscal, o que aumenta a credibilidade no mercado. Para facilitar ainda mais a vida do microempreendedor individual e a desburocratização, existe a possibilidade de administrar o negócio pela internet.

Para isso, o MEI precisa ter um certificado digital. É um recurso que funciona como uma chave de segurança, que será utilizada para validar documentos pela internet, sem a necessidade de ir a um cartório para reconhecer firma. Além disso, a emissão da Nota Fiscal Eletrônica, a NF-e, também só é possível com este mecanismo de proteção.

Todo MEI precisa de um certificado digital?

De acordo com o Portal do Microempreendedor, não. O certificado digital só é obrigatório para o MEI que emite nota fiscal eletrônica ou faz consultas ou cadastro no e-Social. O sistema foi desenvolvido por meio de uma parceria entre a Caixa Econômica Federal, Receita Federal, Ministério do Trabalho e o Instituto Nacional do Seguro Social. O e-Social é um programa que facilita a comunicação entre o MEI empregador e o governo. Por lei, o microempreendedor pode contratar até um funcionário.

Quais os riscos de não ter um certificado digital?

O certificado digital é uma chave virtual, que tem sua linguagem criptografada. Isso significa que é contra fraudes e ataques de hackers na internet. O certificado pode ser um código ou um token, por exemplo. Mesmo que não seja obrigatório, o MEI que contrata este tipo de serviço pode utilizar a rede para emitir notas fiscais eletrônicas e validar documentos sem burocracia.

É possível aumentar as vendas com a certificação digital?

Sim! O microempreendedor individual que possui o certificado digital ganha tempo e economiza dinheiro. É um serviço que desburocratiza muitos processos, como o reconhecimento de documentos. Imagine que para participar de licitações públicas, seja necessário entregar a papelada toda reconhecida em cartório. Isso requer tempo para ir a um cartório e encarar filas e filas. Sem contar no gasto. Com o certificado digital, é possível fazer tudo isso por meio do computador, sem filas e economizando tempo.

Com essa agilidade, fica mais fácil participar de vários processos licitatórios e, com isso, expandir sua área de atuação. O MEI pode acompanhar os chamamentos divulgados pelas prefeituras, sempre em busca de aumento nas vendas.

O certificado digital também é essencial para a emissão da nota fiscal eletrônica. O procedimento moderno gera a economia com papel e equipamentos eletrônicos. O microempreendedor não precisa ter uma impressora instalada no escritório para gerar o documento. Com a chave digital, é possível gerar a NF-e e encaminhar via e-mail para o cliente.

Contrate com segurança

No Portal do Empreendedor, é possível encontrar uma relação com todas as empresas que fornecem a certificação digital. O credenciamento no site do governo é um sinal de que a instituição é segura e que o MEI pode contratar sem medo.

A Penta Certificação Digital está há anos no mercado. Renomada no segmento, a empresa conta com vários serviços e um time de profissionais qualificados, prontos para te atender. Entre em contato conosco e conheça as vantagens de ser um cliente Penta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *