Como o e-cpf pode ajudar na emissão da cnh digital | Usuário segurando nas mãos a CNH Digital - Penta Certificação Digital

Como o e-CPF pode te ajudar na emissão da CNH Digital

A Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH Digital) já está disponível na maioria dos estados brasileiros. Esta nova modalidade da CNH terá o mesmo valor jurídico da impressa, que seguirá sendo emitida normalmente. Através do e-CPF, o Cadastro de Pessoa Física Eletrônico, é possível acelerar esse processo. Se você já possui o e-CPF, veja neste texto como poderá solicitar a sua CNH Digital.

O que é o e-CPF?

O e-CPF é a versão digital do Cadastro de Pessoa Física. Ele permite garantir que haja uma integração na comunicação eletrônica entre as pessoas físicas e a Receita Federal em todo o território nacional.

Este documento tem vínculo com o CPF convencional, tanto que o número é o mesmo. O objetivo do e-CPF é ajudar na entrega de declarações de renda, e de outros documentos que precisam ser enviados eletronicamente, por meio da assinatura digital. Ele está sendo utilizado para contratos de câmbio e até mesmo para contratos de cunho bancário.

O e-CPF é fornecido como se fosse um cartão tecnológico, que necessita ser conectado diretamente na entrada USB de um computador, com aparência de um pendrive. A certificação poderá ter duração de um a três anos, com a possibilidade de renovação.

De que maneira o e-CPF poderá ser útil

Para ter a CNH Digital, o Denatran alerta que não há uma obrigatoriedade de se possuir um certificado digital. Este é uma espécie de assinatura eletrônica, que tem uma validade idêntica a de uma assinatura física, e permite a realização de operações pela internet.

Ele visa permitir que a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação seja feita de qualquer lugar, e em qualquer dispositivo em que o motorista estiver usando.

Porém, caso não tenha este tipo de certificação, o motorista terá de comparecer ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), para fazer a confirmação de seus dados. Este certificado digital deve ser pago, e é elaborado por entidades reconhecidas e que são aptas para a sua elaboração, como a Serasa e os Correios.

Como solicitar a CNH Digital

Para ter uma CNH Digital, o primeiro passo é que a sua Carteira Nacional de Habilitação tenha acesso ao QR Code. Para pessoas que têm a versão antiga do documento, é necessário solicitar uma segunda via, ou então renovar a CNH impressa. Não há a necessidade de esperar que o documento vença para pedir a renovação.

Feito isso, é importante se cadastrar no Portal de Serviços do Denatran. Lá, é necessário fazer o preenchimento de um cadastro. Na conclusão do mesmo, o site dá o aviso de que foi enviado um link para a sua ativação no endereço de e-mail.

A terceira etapa envolve ir ao Detran do estado onde foi feita a CNH impressa, e fazer a confirmação dos seus dados. Quem tem o e-CPF e tem o certificado digital não precisa se dirigir ao Detran. O pedido pode ser pago, dependendo da decisão de cada Detran, que determina o valor deste processo.

O último passo é fazer o download do aplicativo gratuito CNH Digital, que está disponível nas lojas Apple Store e Google Play. Para se ter acesso ao app, é preciso usar um código de ativação que o Denatran irá enviar por e-mail. Feito isso, basta criar uma senha, com quatro dígitos, para assim ter acesso ao documento pelo celular.

Até a próxima dica!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *