Imagem em fundo azul com quatro cabos de internet sendo molhados | Por que o certificado digital te protege de fraudes na internet?

Por que o certificado digital te protege de fraudes na internet?

Se você fica receoso em realizar transações financeiras ou fazer compras pela internet, mesmo tomando todos os cuidados indicados, está com razão. Afinal, estamos sempre lendo notícias sobre novos crimes cibernéticos e ataques a sites que eram considerados seguros. Entretanto, não é preciso ficar com medo a ponto de não utilizar os benefícios da internet para nada. Como foi muito bem colocado pelo diretor-executivo da Associação Nacional de Certificação Digital, Antonio Sérgio Cangiano, “existe uma tecnologia, à frente das outras, que tem poderosos algoritmos matemáticos de segurança, hoje com curvas elípticas: é a criptografia embarcada nos certificados digitais”.

Para que serve um certificado digital

Um certificado digital é como uma assinatura eletrônica com validade jurídica. Ele pode ser de dois tipos:

e-CNPJ

É usado para a emissão de notas fiscais eletrônicas, e também serve para realizar a transmissão de escriturações fiscais e outras obrigações. Com o e-CNPJ é possível receber notificações da Receita Federal, verificar situações ligadas a DCTF, consultar todas as declarações enviadas, realizar parcelamentos de pagamentos, marcar atendimento na Receita Federal, operar o sistema SISCOMEX (obrigatório para empresas que pretendem exportar ou importar) e muitos outros procedimentos, de forma muito mais segura.

e-CPF

É usado para entregar declarações de imposto de renda e outros documentos que exijam assinatura digital. Com o e-CPF é possível receber informações da Receita Federal, emitir 2ª via de pagamentos de DARF, consultar valores informados por fontes pagadoras em seu CPF, agendar atendimentos na Receita Federal, enviar sua declaração de imposto de renda e diversas outras atividades, todas de forma muito mais segura.

O mais interessante é que a certificação digital não serve apenas para empresas e pessoas físicas com transações monetárias. É possível até mesmo garantir a autenticidade de seus e-mails, acrescentando a todos eles sua assinatura – que pode ser usada também para assinatura de qualquer tipo de contrato.

Enquanto para pessoas físicas o certificado digital é apenas uma opção, para algumas organizações ele é uma exigência. Empresas que emitem notas fiscais eletrônicas, assim como empresas inscritas no regime de Lucro Real e Lucro Presumido, não podem funcionar sem um certificado digital.

Como a certificação digital pode me proteger de fraudes?

O certificado digital é assinado por uma autoridade certificadora que associa, a cada titular, um par de chaves criptográficas. Mas o que é criptografia? É uma forma sistemática de transformar uma informação de modo a torná-la ilegível para aqueles que não devem lê-la. Não é algo tão incomum. Até mesmo programas como o Skype e o WhatsApp usam uma espécie de criptografia.

Em uma transação feita com o uso de um certificado digital, o emissor deve enviar um código cifrado, e o receptor vai precisar reprocessar a mensagem para acessar a informação, o que só poderá ser feito com a chave correta.

Graças a essa tecnologia que assegura o sigilo e a veracidade das informações, os certificados digitais identificam, com segurança, pessoas físicas e jurídicas, além de garantir a privacidade e a inviolabilidade das mensagens transmitidas.

E se eu não usar o certificado digital?

Além de ficar mais suscetível a fraudes e esquemas (que estão em todos os lugares na internet), você ainda corre o risco de perder mais tempo com procedimentos simples e aumentar seus custos para realizá-los.

A certificação digital é a melhor opção?

A certificação digital brasileira possui uma taxa de fraude de aproximadamente 0,008%, o que torna possível afirmar que a possibilidade de fraude nesse sistema é praticamente nula. Dessa forma, ela garante, tanto à pessoa física quanto à jurídica, um ambiente online livre de fraudes e uma grande economia de recursos e tempo.

Certificação digital no Rio de Janeiro

Ficou interessado em garantir sua segurança no mundo online? Conte com a PENTA, empresa de certificação digital no Rio de Janeiro, para te ajudar na emissão de seu certificado. Garantimos o melhor atendimento, para que você não perca mais tempo com transações que podem ser feitar um toque no seu mouse.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *