O mundo está cada vez mais conectado e, por isso, é importante ficar atento à segurança na rede virtual. Empresários que usam a internet para a emissão de nota fiscal eletrônica, por exemplo, necessitam de certificado digital. Esse documento tem a função de garantir uma identidade virtual à empresa, como se fosse uma assinatura, que possibilita a emissão de documentos e a realização de transações online com máxima segurança.
Além de garantir proteção contra fraudes, o uso do certificado digital também traz benefícios em relação à economia de tempo. Com esse recurso, é possível validar documentos na internet e, com isso, fugir das filas de cartórios.
Hoje, o mercado conta com alguns modelos de certificados digitais, como o certificado digital A1 e A3. Para muitas pessoas, os dois modelos podem ser semelhantes, mas existem alguns pontos que diferem o certificado digital A1 e A3.
De um modo geral, é possível afirmar que a operacionalidade de cada certificado é um ponto de diferenciação entre eles. Isso significa que é de extrema importância conhecer as especificidades de cada certificado antes de colocá-los em prática na empresa. A escolha consciente é capaz de gerar, em longo prazo, uma economia de tempo significativa.
Confira as diferenças entre o certificado digital A1 e A3
Na prática, a diferença entre o certificado digital A1 e A3 está na praticidade. O modelo A1 não requisita o uso de tokens ou smart cards. Estas chaves de segurança podem ter o formato de um pendrive, por exemplo. Isso quer dizer que não é necessário portar o objeto para fazer a validação de documentos.
É como se o certificado digital A1 ficasse armazenado em um computador. Empresas que fazem a emissão de uma grande quantidade de notas fiscais, por exemplo, podem otimizar esse processo com o uso desse modelo de certificado.
Já o certificado digital A3 apresenta uma estrutura física, ou seja, é necessariamente um item que pode ser levado de um canto a outro. Graças a esta versatilidade, ele pode ser utilizado em qualquer computador, desde que o usuário tenha acesso à senha. Essa opção pode ser mais segura, se levarmos em conta que a proteção é criptografada.
Em relação à segurança, os dois possuem ótimos sistemas de defesas. Entre o certificado digital A1 e A3, o A3 oferece mais vantagens por estar dentro de um token, o que o torna inviolável. Outro detalhe importante e que vale a pena ressaltar é que, como este tipo de certificado digital é móvel, em caso de perda, não é possível que terceiros tenham acesso aos dados. Ambos possuem no mercado um alto nível de confiança e credibilidade.
O tempo de validade de cada um é outro item que diferencia os certificados. O A1 é um arquivo digital gerado e armazenado no computador do próprio usuário. Geralmente, ele tem validade de um ano, sendo necessária a renovação da identidade virtual após o período.
O certificado digital A3 apresenta prazo maior de utilização, de 1 a 3 anos. Um ponto a ser observado antes da contratação é identificar a exigência dos serviços prestados. Por exemplo: empresas que emitem Declaração Sobre Operações Imobiliárias necessitam do certificado digital A3.
Conte com o suporte da Penta Certificação Digital
Contar com empresas especializadas em certificação digital é primordial para ter um ótimo produto e evitar prejuízos. A Penta Certificação Digital conta com equipes treinadas e profissionais especializados, que irão auxiliar na escolha do melhor modelo para o seu negócio. Para agilizar o contato, o cliente pode solicitar um orçamento através da internet, de onde estiver.
Com anos de mercado, a Penta é referência em certificação digital. A empresa conta com uma vasta gama de produtos, como certificados ICP-Brasil para Pessoa Física, Jurídica, para emissão de notas fiscais eletrônicas e para conectividade social. Entre em contato e solicite o melhor serviço para a sua empresa!