Acessando o site da Conectividade Social em um notebook | Quando a empresa é obrigada a acessar a Conectividade Social com o certificado digital?

Quando a empresa é obrigada a acessar a Conectividade Social com o certificado digital?

Segundo a Caixa Econômica Federal, em sua Circular nº 760, empresas com quatro ou mais funcionários necessitam, obrigatoriamente, de um certificado digital ICP-Brasil para acessar o Conectividade Social.

Utilizando este canal eletrônico, as empresas realizam serviços que vão desde o envio de arquivos do Sistema Empresa de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (Sefiip) até a geração de Guias de Recolhimento do FGTS (GRRF).

É importante que as empresas encarem o certificado digital como uma facilidade ou um benefício, e não como uma obrigação. Não apenas por ser um facilitador para a execução de transações, mas também por permitir, de forma indireta, a redução de despesas com manuseio e arquivamento de documentação.

O certificado digital garante a autenticidade de todas as operações em que ele for usado, livrando-as de qualquer fraude. Além disso, pode ser usado em aplicações financeiras, o que evita muitas idas e vindas a bancos.

Como acessar o Conectividade Social

Como falamos acima, o empreendedor só consegue acessar o Conectividade Social se tiver um certificado digital, que pode ser o e-CPF, no caso de pessoa física, ou o e-CNPJ quando se trata de pessoa jurídica.

Existem diferentes tipos de certificado, e cada um tem suas formas de acesso e funcionalidades específicas. O certificado A1 fica armazenado no computador, já o certificado A3 é o da mídia criptográfica, do cartão inteligente ou Token. É importante lembrar que existem certificados próprios para o pequeno empreendedor: há o e-CNPJ para microempreendedores (ME), assim como para as empresas de pequeno porte (PP).

Quando o uso do certificado digital é facultativo?

O uso do certificado digital não é obrigatório para empresas que se encaixam no Simples Nacional, ou seja, que têm até três funcionários. Também é facultativo para os microempreendedores individuais.

No entanto, apesar de não ser uma obrigatoriedade para essas pessoas, as facilidades, a agilidade e a segurança que o certificado proporciona fazem dele um item indispensável a qualquer empreendedor.

Certificado digital no Rio de Janeiro

Diante de todas essas facilidades, o certificado digital se torna um documento importante até mesmo nos casos em que ele ainda não é obrigatório. Assim, não perca tempo! Se você possui um empreendimento, adquira já o seu certificado digital e desfrute de todas as vantagens e a segurança que o documento propicia.

No entanto, tão importante quanto ter o certificado digital é conhecer as facilidades que ele oferece. Para isso, você precisa contar com uma empresa que não se limite a emitir certificados, mas que também lhe ofereça todo o suporte que você precisar.

A Penta Certificação Digital no Rio de Janeiro é uma empresa cujo maior diferencial no mercado é o seu atendimento, com qualidade e atenção, esclarecendo dúvidas e prestando assessoria completa durante todo o processo, antes, durante e após a emissão dos certificados. Quando o assunto é qualidade no atendimento em certificado digital, nós temos a melhor equipe, pronta para te atender.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *